Area for customer | login: password:

28.07.2009

Refinaria Al Khaleej compra 250 mil t de açúcar do Brasil

DUBAI, 28 de julho (Reuters) - A refinaria Al Khaleej Sugar comprou 250 mil toneladas de açúcar bruto do Brasil, disse um executivo da companhia nesta terça-feira.

"Este é um embarque regular", disse Shabbir Baherenwala, gerente de trading da refinaria com sede em Dubai, sem dar mais detalhes.

Nos últimos seis meses, a Al Khaleej raramente entrou no mercado, disse um trader de Cingapura.

"Eles estocaram quando havia muito açúcar por toda parte no último trimestre do último ano", disse um operador de uma trading internacional em Cingapura.

Neste ano, os preços do açúcar estão subindo em relação ao ano passado.

Isso em função do apetite da Índia por açúcar no mercado internacional. O maior consumidor mundial deixou de ser exportador para se tornar importador este ano em meio a colheitas domésticas enfraquecidas.

No início do mês, a Al Khaleej vendeu 50 mil toneladas de açúcar branco para o Iraque, onde os estoques estão baixos.

A companhia também disse que estava considerando vender açúcar para o Irã.

A Al Khaleej, uma das maiores refinarias do mundo, ainda está operando em sua plena capacidade de 5 mil toneladas de açúcar por dia, disse o gerente de trading, apesar da escassez de oferta global e do aumento dos preços.

O açúcar bruto está sendo oferecido na terça-feira pelo Brasil a 110 pontos abaixo do contrato com entrega em outubro negociado em Nova York.
(Reportagem de Amena Bakr em Dubai e Lewa Pardomuan em Cingapura)

REUTERS